terça-feira, 23 de setembro de 2014

Estepa, Nómada Brewing - Cuenca, Espanha

Aberta: 07/09/14

Esterpa é o nome dessa Farmhouse Red Hoppy Ale (ufa) da assinatura do mês de agosto do Have a Nice Beer que foi necessária as duas garrafas para ter certeza se era boa ou não. 


Estepa (estepe) é nome de um tipo de vegetação, aqui no brasil, temos dois exemplares, a caatinga e os pampas que em suas caracteristícas tem o clima seco e com chuvas desregradas.




Primeira Garrafa - Com aromas de fermento, um toque de frutas e algo de oxidação. Sua cor é ambar, bem opaca, de muita carbonatação, fez uma espuma absurda o que a deixou bem feia e depois baixou rapidamente. Na boca ela se mantém ácida, icomoda, pricipalmente por seu gosto oxidado, talvez pelo transporte, condicionamento.


Uma cerveja que soou estranha, em nenhum ponto condizia com as informações descritas na revista last call. Vamos testar a segunda garrafa do kit para ver se o problema era com essa garrafa, pois sua carbonatação era tão alta que escondia todas as nuances de sabor e deixava apenas um gosto forte de ferro.    


Segunda Garrafa - Visualmente nada de diferente da primeira garrafa. Mas no aroma ela se revelou completamente diferente, um frutado cítrico, encheu nosso olfato, acompanhado de um herbal que nos lembrou manjericão. Dona de carbonatação que beira o absurdo, é bem agressiva ao paladar, mas mesmo assim ainda percebemos um delicado sabor de frutas vermelhas, acompanhado de um cítrico e aquela nuance de majericão se manteve no retrogosto.


Apesar da absurda carbonatação inicial, que foi bem estranhas ela se reduziu um pouco, dando lugar a uma cerveja de início delicado e um potente amargor no final, o que nos surpreendeu de forma boa, ficando com segunda impressão uma cerveja muito boa.


5,5% ABV
50 IBU


Avaliação Rock'n Hops: 3,75 Hops

(de 1 a 5 Hops)